Rio de Janeiro – Evento de inauguração da Árvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas reúne milhares de pessoas

Arvore de Natal Lagoa Rodrigo de Freitas Arvore de Natal Rio de Janeiro 2014 01
Árvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, é o terceiro maior evento da cidade, após o Carnaval e o Réveillon

A edição 2014 da Árvore de Natal – maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records – foi inaugurada no sábado, 29 de novembro de 2014, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro / RJ, marcando o início das comemorações de fim de ano no Brasil. O espetáculo de abertura reuniu aproximadamente 30 mil pessoas no Parque do Cantagalo e cerca de 200 mil no entorno da Lagoa ao longo da noite. A apresentação culminou no acendimento da Árvore, seguido da tradicional queima de fogos.

Com o tema “Um Natal de Luz”, a Árvore de Natal será acesa de domingo a quinta-feira, das 19h30 às 2h. Sextas e sábados, o horário se estende até as 3h. A maior árvore de Natal flutuante do mundo será iluminada, pela última vez, em 6 de janeiro de 2015, Dia de Reis, como manda a tradição.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Coral da Fundação Bradesco, que, sob a regência da maestrina Sonia Di Morais e do maestro André Cabral, encantou o público presente com as vozes de alunos das escolas de Osasco e do Rio de Janeiro. Eles acompanharam artistas consagrados como Cláudio Lins, Laila Garin, Simone e Família Lima, que se apresentaram no musical “Estrelas da Nossa Vida em Um Natal de Luz”, produzido especialmente para a ocasião.

O espetáculo foi conduzido pelo ator Cláudio Lins, que ainda se apresentou ao lado de Laila Garin, caracterizado de Tom Jobim, durante o duo “Águas de Março”. A atriz — consagrada no teatro em “Elis, a Musical”, patrocinado pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros – interpretou Elis Regina em canções como “Casa no Campo” e “O Bêbado e a Equilibrista”, presentes na peça, em cartaz no Teatro Oi Casa Grande.

A Família Lima levou ao público sucessos como “Toda Forma de Amor”, “Granada”, “O Barbeiro de Sevilha” e “Amigos Para Sempre”. Já a cantora Simone apresentou seis músicas, entre elas “Aquarela do Brasil”, “Maria, Maria” e “Isso Aqui o que É”. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acompanhou toda a apresentação musical, sob a regência do maestro Vantoil de Souza.

Fotos Árvore de Natal 2014 na Lagoa Rodrigo de Freitas


Fotos : Juliana Coutinho e Guto Costa

Cenografia
A harmonia e o encanto do Natal estão presentes na cenografia inédita da Árvore de Natal, levando os espectadores a uma reflexão poética sobre a importância do elemento LUZ em suas vidas. Os jogos de luz começam com as ESTRELAS. Uma base azul destaca as cadentes e diversas outras, de diferentes tamanhos, formas e intensidades, que brilham na noite até que a cenografia culmine no crepúsculo de um novo dia. Imponente, o SOL, a estrela dos dias, surge com seus raios que iluminam a Árvore em tons alaranjados que variam em um lindo dégradé no decorrer do dia, até que se põe no horizonte formado na base da Árvore, num grandioso entardecer multicolorido.

Nuvens anunciam a chegada da noite, logo abrilhantada pela LUA e suas fases – nova, crescente, cheia e minguante – numa explosão de azuis e roxos, de intenso brilho. Em seguida, a luz natural dá lugar à artificial, criada pelo homem, com a representação de janelas. De formatos e tamanhos diversos, elas iluminam os lares das famílias, enfeitados por VELAS, pisca-piscas e adornos verdes e dourados para celebrar a chegada de “Um Natal de Luz”.

 

 

Árvore de Natal da Bradesco Seguros 2014
:: TEMA: “Um Natal de Luz”
:: ALTURA: 85 metros, equivalente à de um edifício de 28 andares.
:: PESO: 542 toneladas
:: BASE: 810m2, composta por 11 flutuadores, cada um com de 12m de comprimento, 3m de largura e 2,44m de altura, interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m, para apoio da Árvore. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.
:: MICROLÂMPADAS: 3,1 milhões
:: ESTRUTURA TUBULAR: 24 km
:: EFEITOS: 120 mil metros de mangueiras luminosas reproduzirão a cenografia, 2.150 estrobos produzirão efeitos de estrela e 100 refletores de led RGBW.
:: GERADORES: Cinco geradores embarcados, sendo quatro 550 kVA para iluminação básica da Árvore e 30 kVA para serviço e sinalização noturna.
:: PESSOAS ENVOLVIDAS: Em todas as etapas (montagem, inauguração, manutenção e desmontagem), estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos, artistas etc.

.