Chef Paschoal Luliani sugere “Lenticchie con Pasta” para a Ceia de Réveillon

Chef Paschoal Luliani sugere Lenticchie con Pasta para a Ceia de Réveillon

A lentilha é um dos alimentos que tradicionalmente não devem faltar na mesa da noite de Réveillon. Segundo Chef Lino da Cantina Bella Itália, que recebeu o título da “Ospitalità Italiana”, conferido pela Camara do Comércio Italiano, aos legítimos representantes da culinária italiana pelo mundo, esta tradição foi trazida pelos imigrantes italianos e acredita-se que aqueles que a degustarem na ceia, terão fartura o ano inteiro.

Receita “Lenticchie con Pasta” (lentilha cozida com algum tipo de macarrão )

Ingredientes para 3 pessoas:
:: 200 g de lentilhas
:: 1 litro de água
:: 100 g de paio já escaldado e sem pele
:: 1/2 cebola
:: 2 dentes de alho
:: sal a gosto
:: 70 g de macarrão tipo “Pai Nosso”

Modo de fazer:
:: A lentilha é feita basicamente como o feijão, ela é primeiramente escolhida e lavada e colocada na panela de pressão apenas com a água por aproximadamente cinco minutos de cozimento.
:: Em uma frigideira refogue a cebola e o alho picadinhos em duas colheres de azeite.
:: Escalde por alguns minutos o paio e corte em pedacinhos, junte-o aos temperos e misture tudo com a lentilha, levante fervura da panela e cozinhe o macarrão, mexendo constantemente para que não grudem no fundo da panela.
::É importante que o caldo fique grosso e não com consistência de sopa.

Chef Paschoal Luliani ou chef Lino:
Nascido em São Paulo, 16 de outubro de 1961, ingressou no mundo da gastronomia em 1981, quando junto a família, assumiu um restaurante especializado em frutos do mar na cidade de Fano na Itália. Ao frequentar a Escola Alberghiera Santa Marta em Pesaro, onde tornou-se um apaixonado por tudo aquilo que envolve a cultura culinária italiana. Há 30 anos é o proprietário da Cantina Bella Itália em Bragança Paulista, casa que segue os costumes e tradições trazidos principalmente da região molisana, de onde seu pai é originário. Também é presidente da Associação de Bares e Restaurantes Sabores de Bragança, desde 2006, e autor do livro ‘Histórias e Receitas dos Sabores de Bragança’. Atualmente integrante da diretoria da F.I.C. Brasile.