Cuidados ao lidar com eletricidade e as decorações de Natal

cuidados-eletricidade-decoracoes-de-natal-sortimentos

Empresa especializada em equipamentos de medição dá dicas para ter a iluminação especial de final de ano de forma segura

É época de Natal e hora de preparar as decorações, mas antes de escolher os enfeites, as luzes e adereços, alguns cuidados são extremamente importantes. “Afinal, lidar com eletricidade não é brincadeira e exige atenção”, ressalta Thiago Vieira, Gerente Técnico da Instrutherm, empresa com 30 anos de mercado, especializada em equipamentos de medição.

 

De acordo com o profissional da Instrutherm, atitudes muito simples podem evitar acidentes de pequenas a grandes proporções. São elas:

:: Na hora da compra, verificar selo de validação do INMETRO;

:: Testar também os produtos para validar o funcionamento adequado, se possível no ato da compra;

:: Antes de instalar, confirmar a voltagem se é 110 V ou 220 V, tanto do produto quanto da tomada;

:: Verificar fios desencapados, eles podem provocar curto-circuito e incêndio;

:: Evitar mais de uma ligação por tomada, pois o acúmulo de instalações gera aquecimento do condutor, podendo queimar ou danificar os aparelhos conectados, além do perigo também de curto-circuito e incêndio;

:: Não deixar enfeites de algodão, plástico ou papel próximos às lâmpadas, pois podem aquecer e provocar um incêndio;

:: Cuidado com as longas extensões de fios, evitando colocar em locais onde as pessoas circulam.

 

As medições são importantes e podem ser feitas com aparelhos portáteis e fáceis de serem usados por qualquer pessoa. A Instrutherm dispõe de opções de multímetros que indicam a voltagem exata com rapidez, como os modelos MD-300 e MD-360.

.