Cunha é opção para quem quer relaxar e descansar no Natal e Réveillon

Cunha Sao Paulo

Ateliês de cerâmica, restaurantes com comida regional e pousadas charmosas são destaques para quem quer relaxar durante o Natal e o Ano Novo em em Cunha / SP

A paisagem bucólica de Cunha (SP), a 232 quilômetros de São Paulo, é o opção para quem procura um lugar para descansar e aproveitar a calmaria do interior no fim do ano. Com seus campos de lavanda, restaurantes com gastronomia regional, ateliês de cerâmica e pousadas charmosas, a cidade é uma ótima pedida durante a época de festas.

A tradição artística é uma das principais atividades de Cunha, conhecida como o maior núcleo de cerâmica artística de alta temperatura da América do Sul. Não à toa, abriga mais de 20 encantadores ateliês, que promovem diversos eventos e vendem suas obras. As peças são finalizadas em um tipo de forno a lenha de alta temperatura chamado noborigama – construído de acordo com uma tradição milenar oriental e parte fundamental na produção das cerâmicas de Cunha até hoje.

Para quem aprecia a natureza e busca por belas paisagens, a dica é conhecer os campos de lavanda. A cidade abriga uma das maiores plantações do estado de São Paulo e conta com dois espaços abertos para os turistas conhecerem: o Lavandário e o Contemplário. Em ambos é possível visitar os campos e comprar produtos feitos com lavanda, desde cosméticos até temperos que dão um toque especial em salgados e doces.

Entre um passeio e outro, o turista não pode deixar de se aventurar pelos bares e restaurantes da região. Cunha oferece uma explosão de sabores em seus estabelecimentos, que servem diversos pratos à base de shitake, truta, lavanda, cordeiro e pinhão – as duas últimas iguarias inclusive ganham destaque anualmente em festivais dedicados a pratos elaborados com elas.

A ampla oferta de pousadas também faz com que muitos turistas encontrem em Cunha o lugar ideal para passar o fim de semana ou as férias. Há opções para todos os gostos e bolsos e a maioria conta com piscina, atividades de lazer e bons restaurantes.

.