Decoração – Dicas para organizar a casa no fim de ano

arquiteta-estela-netto

Se você vai receber amigos e familiares em casa, mas o décor ainda não está muito apropriado para visitas, não se desespere: ainda dá tempo. Alguns toques originais e criativos podem ser a solução para mudar os ambientes sem precisar fazer grandes reformas.

Acrescentar adornos, plantas, tapetes ou luminárias são excelentes sugestões para incrementar os espaços para as festas. A arquiteta Estela Netto dá dicas de como utilizar estes recursos: “Aposte em adornos que remetam às festividades e que tenham mais brilho, como os cristais, o Murano e as cerâmicas assinadas que são recursos sempre muito interessantes. Os tapetes são elementos muito importantes na decoração, principalmente na sala, pois demarca o ambiente e pode trazer cor e textura para o espaço. O final do ano é uma ótima oportunidade para fazer esse investimento e traz mais sofisticação ao décor”.

Estela cita ainda a importância de se inserir plantas e flores naturais nos espaços, criando um clima mais aconchegante e até mais sofisticado. “As plantas sempre enriquecem qualquer ambiente. Ter espaços verdes, vasos bonitos e flores novas é sempre interessante. Todos se sentem bem neste tipo de espaço”, ressalta.

Um outro elemento de grande importância para modificar a decoração dos ambientes é a iluminação. A designer de interiores Alessandra Morávia e a arquiteta Adriana Morávia, do escritório Morávia Arquitetura e Interiores, dão as dicas de como transformar os espaços por meio da composição das luzes: “Uma iluminação adequada faz toda a diferença na decoração para as festas de fim ano, pois torna o espaço mais acolhedor”, explicam.

As profissionais também indicam que se deve investir em móveis que facilitem o conforto e a praticidade dos convidados, como o pufe que é um elemento coringa e bastante versátil. Além do mobiliário, vale a pena colorir a casa com enfeites e adornos característicos dessa época. “Substituir adornos e livros, presentes no ambiente, por peças mais festivas em tons de dourado ou com brilhos. Pintar um aparador antigo com uma cor vibrante, por exemplo, pode virar o destaque no ambiente. Trocar as almofadas por outras com tecidos nobres, darão uma nova cara para o sofá. Fazer enfeites simples como vasos de vidro com bolas vermelhas ou pinhas e nozes é uma alternativa bonita e de baixo custo”, enumeram Alessandra e Adriana Morávia.

As obras de arte também ressaltam as belezas do ambiente, como cita Estela Netto: “Investir em obra de arte é sempre uma boa alternativa. Esse elemento proporciona um impacto estético muito significativo ao lar e compensa muito o investimento”.

Foto: Divulgação

.