Dicas para manter uma boa imagem profissional

Dicas boa imagem profissional Cuidados Festa Réveillon 2014Todo final de ano é comum as empresas realizarem suas festas de confraternização para celebrar as conquistas e integrar os colaboradores.

Nessas ocasiões, o clima é de descontração, e o profissional deve se sentir à vontade, afinal, esse é o objetivo da festa. Mas, gostem ou não da ideia, todos estão sendo observados, e o ideal é manter o equilíbrio.

“Em primeiro lugar, o profissional deve lembrar que ainda está no ambiente corporativo e, mesmo que seja uma festa, ele está se relacionando com colegas de trabalho e superiores,” observa Marcelo Abrileri, presidente e fundador da Curriculum.

No entanto, todos estão lá para se divertir, e não aproveitar também não é o correto. É permitido se soltar, brincar, cantar, dançar. Só não se pode esquecer que todos ali são colegas de trabalho e, depois, você os verá durante todo o ano que se inicia.

Confira dicas do especialista sobre a postura correta para não fazer feio no evento:

1) Roupa

“Um conselho mais específico para as mulheres: para quem se aventurar a usar um pouco mais de decote e transparência ou comprimento menor da saia, com esta vestimenta seus movimentos deverão ser mais reservados” aconselha Abrileri.

Escolher o tradicional jeans e camiseta é uma boa alternativa para quem quer se sentir sempre mais à vontade. E é sempre bom observar se você não está ferindo alguma norma caso trabalhe em empresa que tradicionalmente impõe restrições às roupas.

2) Bebidas

Se houver bebidas alcoólicas é porque é permitido, mas evitar os excessos é essencial para não correr riscos. “O importante é fazer isso de uma forma comedida para que se evite mostrar uma postura que a empresa não conhecia”, comenta o executivo.

Para os que costumam exagerar, é bom lembrar que no dia seguinte as coisas voltam ao normal, e ser lembrado por ter criado situações embaraçosas ou constrangedoras não será nada agradável para a imagem do profissional, podendo até mesmo influenciar no futuro da carreira dentro da empresa.

3) Amigo Secreto ou Amigo Oculto

A brincadeira de amigo secreto ou amigo oculto, como é conhecida em algumas regiões, é realizada em muitas empresas. São necessários alguns cuidados essenciais na hora de comprar o presente. Mesmo que se tenha contato diário com a pessoa, não é aconselhável presentear com produtos como roupas íntimas, perfumes, flores e artigos religiosos.

O evento geralmente é realizado apenas uma vez no ano, portanto é interessante caprichar na escolha, evitar exageros e fazer deste momento algo que demonstre consideração e carinho para com a outra pessoa. Essa atitude é vista com bons olhos por todos.