Dicas de segurança para comerciantes e consumidor no final de ano

Especialista em segurança Samuel Washigton aponta dicas para comerciantes e consumidores fugirem de armadilhas de ladrões

Dicas aos comerciantes:

-Nunca divulgue a existência de valores em espécie a ninguém e procure, sempre que possível, depositar os valores em dinheiro, evitando-se manter grandes somas no local.

– Mantenha uma boa visibilidade dentro do estabelecimento e instale espelhos e equipamentos de segurança.

– Tenha mais de um cofre, colocando um deles em local bem discreto.

– Mantenha a frente e os fundos do comércio bem iluminados no período noturno, e tenha equipamentos de monitoramento, pois eles inibem a ação de criminosos.

– Observe com atenção e cuidado as pessoas que permanecem um grande período no estabelecimento sem objetivos de comprar ou consumir alguma coisa.

– Estabeleça códigos entre os funcionários que indiquem situações de risco, tal como uma frase, que, ao ser dita, servirá como alerta para que chamem a polícia. Este código deve ser alterado periodicamente.

– Faça depósitos bancários frequentes e em horários alternados.

– Nunca reagir contra o bandido, tentando agarrá-lo ou agredi-lo, pois ele poderá estar acompanhado de outros cúmplices. É sempre importante manter a calma, isso ajudará na memorização das características dos meliantes (aparência, vestuário, etc), que é fundamental para a polícia capturá-los.

Dicas aos consumidores:

– Procure não entrar em lojas muito cheias, faça suas compras em horários de menor movimento e evite carregar muitos pacotes para não ocupar as duas mãos.

– Procure não ir às compras sozinho, se possível leve alguém para acompanhá-lo, é mais seguro. Nunca deixe sua bolsa ou compras em locais onde possam ser roubados (balcões, mesas, guichês, etc).

– Prefira pagar suas compras com cartão ou cheque, assim você não precisa portar grandes quantias em dinheiro. Nunca divulgue a existência de valores em espécie a ninguém.

– Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, barracas de camelôs, etc. No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.

– Nunca o deixe o celular à mostra e não use celular na cintura e/ou em bolsos, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade. Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso.

– Se estiver com seus filhos, as crianças devem ser orientadas também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas. E, se alguma criança se perder em shoppings, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela administração ou segurança local.

– Se presenciar um furto, ligar para o 190 e tentar não interferir. Registrar o Boletim de Ocorrência, mesmo que tenha ocorrido somente tentativa de assalto.