Especialista dá dicas para economizar nas ceias de final de ano

ceia-natal

É comum que nessa época de comemorações os gastos fujam um pouco do controle e acabem comprometendo o orçamento familiar. Pensando no preparo das ceias de Natal e Ano Novo, que normalmente contam com receitas realizadas com ingredientes mais nobres e de custo elevado, planejamento, bom senso e criatividade podem ajudar no equilíbrio das contas, sugere o especialista Zenir Dalla Costa.

A profissional oferece algumas dicas tanto para orientar na hora das compras quanto como compor a mesa das festas – desde as mais tradicionais, até as mais modernas, com um cardápio variado e gastando pouco.

A primeira orientação é calcular as quantidades de bebidas e alimentos que serão servidos de acordo com o número de convidados. Esse cálculo vale também para ceias sob encomenda. “Na hora de preparar a comida, o que vai ajudar é a criatividade. Experimente fazer combinações diferentes com produtos do dia a dia, isto fará render um prato novo e também especial”, sugere Zenir.

Outra dica é que o anfitrião sirva os convidados. Quando cada um se serve, é grande a chance de aumentar a variedade e quantidade de alimentos colocados no próprio prato, possibilitando o desperdício. O ideal é que o anfitrião faça as honras da casa também nessa hora.

Não deixar para fazer as compras no supermercado em cima da hora é outro conselho da especialista. Pois, sem antecedência, a pesquisa de preço fica comprometida e isto pode aumentar os gastos. Se tiver mais tempo para pensar na ceia, dá para escolher outros produtos e fazer boas substituições. Recorrer às frutas da época também ajuda na economia, além disso, planejar antes garante que você adquira ingredientes mais frescos e de qualidade.
Zenir ressalta que a máxima para evitar qualquer gasto que extrapole o planejado é sempre o bom senso. Lembrar que o menos é mais, é importante em diversas ocasiões, inclusive na hora de fazer comida.

Foto: Divulgação/Internet

.