Etiqueta e comportamento nas confraternizações de fim de ano

Etiqueta comportamento confraternizações fim de ano 2014 2015

Para esclarecer dúvidas sobre como proceder em comemorações de fim de ano nas empresas, na sociedade e em família, a consultora Internacional de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Coorporativa Maria Inês Borges da Silveira compartilha seus conhecimentos para que todos tenham bons momentos e recordações.

Os trajes a serem usados devem sempre estar mencionados nos convites. Quando isso não ocorrer, o local, a hora do evento, se a recepção é formal ou informal são dados a serem analisados. A profissional explica que em recepções após as 20h em clubes ou espaços diferenciados, os convidados podem optar pelo gênero passeio completo. “Mulheres usam vestidos confeccionados em tecidos nobres (renda, shantung, cetim, voil) bordados ou não, curtos ou abaixo do joelho, e homens usam ternos escuros (marinho, chumbo, preto), com gravata”.

Em festas informais, em restaurantes ou residências com convites, a roupa pode ser mais casual, nos trajes esporte chique ou passeio, que são estilos descontraídos e simples, evitando a vulgaridade. “É importante lembrar que as roupas esporte são mais usadas durante o dia, na praia, campo e fazenda. Para não errar, evite usar roupa muito esportiva após 18h, salvo se você está na praia, em família ou eventos esportivos. Observe sempre sua personalidade, seu estilo e seu tipo de corpo”, comenta Maria Inês.

Em eventos empresariais, é importante ter cuidado para não extrapolar na comida, nas bebidas alcoólicas e atitudes. Seja qual for sua posição hierárquica, o comportamento deve ser exemplar. “Em eventos em que o empresário ou a executiva representa a empresa, deve-se estar cercado de todos os cuidados. Qualquer atitude deselegante pode comprometer a imagem da empresa que representa”, finaliza Maria Inês.