Dicas de harmonizações com cervejas para as festas de fim de ano

Bebidas - Harmonização de cervejas especiais - Cervejas Dicas


Bebidas – Harmonização de cervejas especiais – Cervejas Dicas

As ceias são momentos marcantes nas festas de fim de ano, tanto no Natal quanto no Ano Novo as famílias e amigos se encontram para celebrações em volta da mesa. Pensando nessas ocasiões, a Beer Sommelière Flávia Chaves Oliveira dá dicas para encontrar a cerveja ideal para cada momento da entrada à sobremesa. Para o Natal, entre as harmonizações sugeridas estão o pernil que pode ser apreciado com cervejas do estilo India Pale Ale ou Brown. No Ano Novo, a Beer Sommelière indica as cervejas do estilo Saison para harmonizar com o Lombo.

Peru – Para acompanhar este, que é um dos pratos mais tradicionais do Natal, Flávia lembra que é importante prestar atenção no preparo da carne: “a versatilidade e o sabor único do peru permite combinarmos com uma extensa lista de cervejas o que determinará cada uma será o tempero utilizado”. Ainda segundo a Beer Sommelière considerando um preparo com ervas finas como: tomilho, alecrim e sálvia, as cervejas do estilo Tripel e Blond Ale são uma boa opção de harmonização, pois tem sabor suave, leve e possuem toques condimentados.
Por ser considerada uma carne suave e com toques caramelizados, o peru também pode ser apreciado com cervejas leves com uma base de malte mais marcante, com mais dulçor, como as do estilo Marzen e Vienna Lager.

Panetone – Segundo Flávia, como o panetone clássico possui frutas cristalizadas e sabor que apresenta semelhança com frutas secas, além de toques que lembram toffe e caramelo, o ideal é uma harmonização com cervejas belgas do estilo Dubbel ou Quadruppel. As duas sugestões possuem sabores de frutas secas e cristalizadas bem marcante. Os clássicos belgas La Trappe Dubbel e Chimay Red.

Pernil – Para harmonizar com o pernil suíno Flávia indica cervejas do estilo India Pale Ale, já que a gordura precisa de álcool ou amargor para ser cortada. E neste caso ainda há uma combinação agradável de notas cítricas da cerveja com o limão, que quase sempre é utilizado para temperar a carne. Caso o pernil seja servido com um molho mais adocicado, ou que usa a própria carne como base no preparo, a harmonização pode ser feita com as Brown Ales.

Rabanada – Flávia indica as cervejas do estilo Weizenbock para a harmonização com a Rabanada. “Os rótulos desse estilo fazem um casamento perfeito com os sabores marcantes de pão tostado e canela presentes nesse clássico de Natal”. Ainda segundo a Beer Sommelière, as Weizenbock são escuras, possuem notas de malte torrado, banana e especiarias, e a combinação exalta os sabores adocicados presentes na cerveja e na sobremesa, transformando a combinação em experiência gastronômica única.

Lombo recheado com catupiry, nozes e damasco – A indicação de Flávia para acompanhar o lombo são as cervejas do estilo Saison. “O lombo é uma carne leve ao mesmo tempo que possui o sabor marcante. Costuma vir acompanhado de fatias de abacaxi, o que faz da Saison a cerveja ideal para harmonizar”. Ainda segundo a Beer Sommelière, as notas cítricas e frutadas da cerveja lembram abacaxi, maracujá e limão siciliano, além da carbonatação elevada da cerveja ser perfeita para limpar a gordura do palato e deixar o paladar sempre pronto para mais uma mordida e mais um gole. As indicações de Flávia para esse prato são a Fantôme Saison, que segundo a profissional é referência no estilo. “Além de ser considerada uma Grand Cru das cervejas, possui garrafa rolhada e elegância compatível com as festividades de fim de ano”, enfatiza Flávia.

Bacalhau – “Cervejas leves de trigo, como as KristallWeizen e as Witbiers, são as mais indicadas para harmonização com o bacalhau”, afirma Flávia. Segundo a profissional as cervejas do estilo Witbier além de possuir uma efervescência capaz de limpar a gordura do bacalhau (quando feito ao forno), possui adição de casca de laranja e semente de coentro, que tendem a combinar muito bem com os temperos e condimentos utilizados no preparo do prato.

Foto: Divulgação

.