Natal Luz de Gramado 2019 / 2020 : data e projeto cenográfico

Claudia Casagrande, diretora de decoração do Natal Luz de Gramado 2019
Claudia Casagrande, diretora de decoração do Natal Luz de Gramado 2019

Natal Luz de Gramado 2019 / 2020

A 34ª edição do Natal Luz, já tem data definida : será de 24 de outubro de 2019 até 12 de janeiro de 2020. A venda de ingressos inicia em agosto com os espetáculos totalmente renovados.

Natal Luz de Gramado apresenta projeto cenográfico
A Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Natal Luz de Gramado, promoveu na tarde de quinta-feira (06.06.19), a apresentação do conceito e projeto cenográfico da 34ª edição do maior evento natalino do Brasil. O evento inicia dia 24 de outubro de 2019 e será realizado ao longo de 81 dias até 12 de janeiro de 2020.

Criado pela diretora de decoração, Cláudia Casagrande, a apresentação aconteceu no Teatro Elisabeth Rosenfeld, no centro de Gramado e, segundo Cláudia, “a decoração natalina tem a responsabilidade de inserir o espírito de natal na cidade. Este ano trabalhei um conceito lúdico e também o religioso, é um Natal tradicional e elegante.” A diretora, natural de Gramado, ressalta que “o lúdico nos remete a doçura da infância onde o Papai Noel faz com que acreditamos em nossos sonhos. O religioso, representado por anjos, são responsáveis por nos proteger, são os mensageiros de Deus”. Outro ponto importante destacado foi que “neste ano todo o acervo decorativo do natal de 2018 será utilizado deixando os pontos da cidade contemplados pela decoração ainda mais bonitos, é um Natal rico em detalhes e cada elemento decorativo reflete a união de muitos sentimentos, como a magia, amor, fé e leveza”.

O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, anunciou o aumento de 20% nos investimentos referentes à decoração, com relação ao ano passado. “Serão mais de R$ 3,7 milhões investidos em decoração”, comentou Néspolo. Destaque importante para a comunidade local, foi a decisão de ampliar a decoração nos bairros, como a Várzea Grande (o maior de Gramado) e também ao longo da Av. das Hortênsias, da Rótula da Rua São Pedro até a rotatória próxima ao pórtico de entrada da cidade via Nova Petrópolis. “Na principal Avenida de Gramado, a Borges de Medeiros, a decoração será também ampliada até a entrada da ExpoGramado”, disse o dirigente. Informação importante revelada por Néspolo, é a revitalização dos arcos da Avenida das Hortênsias entre a Rua Garibaldi e São Pedro. “Vamos ter uma iluminação totalmente nova, moderna com cores que podem ser modificadas durante o ano, queremos com isto dar uma dinâmica nova ao Natal Luz”, comemora o Presidente a Gramadotur. Já o prefeito de Gramado, João Alfredo “Fedoca” Bertolucci, destacou que a 34ª edição do evento será majestosa e irá mais uma vez surpreender. “Aliás”, enfatiza, “este será o grande objetivo do Natal Luz: surpreender por sua beleza, criatividade e emoção levando o ambiente maravilhoso do Natal ao coração de todas as pessoas.”

PREVIEW 2019 / 2020
Segundo o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo: “agradeço todas as pessoas que nos ajudaram a realizar o evento. A alegria, a emoção, as lágrimas que vimos nos rostos dos milhares de visitantes que assistiram aos nossos shows, são a prova de que todo esforço valeu a pena. Muito obrigado a todos os que se envolveram na organização de mais um Natal Luz. Gramado é, e sempre será, um lugar mágico, aonde nos permitimos sonhar.” O Presidente Edson Néspolo confirmou que a gramadense Cláudia Casagrande estará novamente como Diretora de Decoração do evento.

ENCERRAMENTO
Aproximadamente cinco mil pessoas assistiram ao Grande Desfile de Natal no Expogramado no domingo (13.01.19). O espetáculo encerrou oficialmente a 33ª edição do evento que reuniu 2,3 milhões de pessoas em Gramado ao longo de seus 81 dias de duração. O evento mais uma vez ratificou a força e a dedicação da comunidade gramadense para recepcionar seus visitantes e honrar a fama de ser o maior evento natalino do Brasil.

BALANÇO
O Natal Luz ofereceu muitas atrações entre grandes shows, espetáculos musicais, desfiles, paradas, concertos, teatro e música em mais de 500 apresentações. Entre as novidades, destaque para a tão esperada cobertura das arquibancadas e camarotes do Lago Joaquina Rita Bier protegidos contra a chuva, onde foi apresentado o espetáculo Reencontros de Natal. A decoração também só recebeu elogios e, devidamente assinada pela diretora de decoração, a gramadense Cláudia Casagrande, apresentou um inspirado projeto que destacou as cores tradicionais do Natal, o vermelho, o verde e o dourado, ornamentando a cidade em toda sua essência e simbolismo.

O Natal luz 2018 obteve resultado positivo de quase R$ 8 milhões. Foram contabilizados R$ 33.488.904,79 de receitas e R$ 25.530.537,28 em despesas. Os recursos serão investidos na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2019 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul – UCS. “Fizemos um excelente trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município”, destacou o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo.

Durante a entrevista coletiva, a diretoria fez questão de destacar os avanços ocorridos na área econômica e social, como por exemplo, a valorização dos artesãos gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz, incentivando assim, a cultura local. Também foi destacada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações, abrilhantando o Natal Luz. Cabe ressaltar ainda a contrapartida social do evento. Foram concedidos 6.800 ingressos em troca de alimentos, material escolar, brinquedos e produtos de limpeza para pessoas de Gramado, e intermediado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Além disso, os serviços de alimentação dos espetáculos ficaram sob a responsabilidade dos clubes de serviço de Gramado. Rotary, Lions e Orbis destinaram com o resultado obtido R$ 85 mil para o MOCOVI – Movimento Comunitário de Combate a Violência. O Orbis Clube também repassou R$ 5 mil para a Força Tarefa que atua com socorristas na Região.

Pesquisa
Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 95,8% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 89,7% de positivo, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 82,8% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação:
:: Reencontros de Natal, 89,13% de positivo.
:: Grande Desfile de Natal, 92% de positivo.
:: Natal Pelo Mundo 92,54%, de positivo.
:: Já a decoração da cidade mereceu 96% de respostas positivas.
Visitantes questionados como se sentem em Gramado as respostas satisfatórias tiveram um índice muito alto de aprovação: 98% dos turistas disseram sim.

Opinião
Para o editor de sortimentos.com, Fábio Juchen, a decoração do Natal Luz 2018 / 2019, foi uma da mais bacanas dos últimos 7 anos. “Gramado estava tão linda que todas as vezes que por lá estive, ficava motivado em sair do hotel para caminhar na madrugada e fazer selfies com a decoração ao fundo”, disse.

BALANÇO NATAL LUZ 2017
O Natal luz 2017 obteve resultado positivo de R$ 5.156.477,00 milhões com aproximadamente 2 milhões de visitantes. Pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 93,2% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 90,7% de positivo, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 90% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação:
· Reencontros de Natal, 87% de positivo.
· Grande Desfile de Natal, 89% de positivo.
· Natal Pelo Mundo 89%, de positivo.
· Já a decoração da cidade mereceu 68,3 de positivo.
Os pontos que mereceram mais atenção, verificados pelos entrevistados foram acesso, deslocamento e preços em geral.

A divulgação do evento, a cargo da Espaço Empresarial Comunicação de Gramado, coordenada pelos assessores de imprensa Gerson Sorgetz e Adriano Frauches, conquistou expressivo espaço na imprensa regional, estadual, nacional e, inclusive, internacional. O valor obtido na centimetragem do relatório de mídia espontânea foi de R$ 21.020.904,75. Vale destacar também o aumento de mais de dez mil seguidores na página oficial no decorrer do evento.

SUPER DICA : Confira dicas de festas, ceias, gastronomia, bebidas, moda, beleza, saúde e turismo no especial de FIM DE ANO do sortimentos.com >> clique e confira <<

.