Porto Alegre Previsão do Tempo Réveillon 2015 – Sistema Metroclima alerta para risco de alto volume de chuva e temporais

Porto Alegre Chuva

O Sistema Metroclima adverte que quarta e quinta-feira (31.12.14 e 1°.01.15 ), são os dias que se revestem de maior risco em Porto Alegre / RS. Dois fatores críticos para instabilidade intensa com risco de alto volume de chuva e temporais : ingresso de ar muito quente com significativa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera e pressão atmosférica muito baixa ao redor de 1000 hPa. Para os dois dias, os modelos numéricos indicam valores de instabilidade atmosféricas muito elevados para a região de Porto Alegre com chuva e probabilidade de raios. Nos dois dias as condições serão favoráveis ao registro de precipitações intensas com alto volume de chuva em curto período, o que traz risco de alagamentos, mas será na quinta-feira o dia com maior probabilidade de chuva volumosa.

 

Quarta (31/12/14): Alerta de tempo severo.
O último dia do ano terá muitas nuvens. A pressão atmosférica terá acentuado declínio e deve se aproximar do valor crítico para instabilidade forte de 1000 hPa. Com o ar quente e úmido, além da baixa pressão, o tempo se instabiliza com chuva no decorrer do período, apesar de períodos com tempo bom no começo do dia. Não se pode descartar chuva forte ou condições de temporal, especialmente da tarde para a noite. A expectativa é de chuva à noite. Para o momento da virada se esboçam dois cenários, conforme análise dos principais modelos-prognóstico globais e regionais. No primeiro, a chuva que começou a cair mais cedo no dia persiste no momento da virada do ano. No segundo, alternativamente, podem ocorrer intervalos sem chuva após as precipitações registradas mais cedo, porém de curta duração para logo depois voltar a chover. Em qualquer dos cenários, a condição será de instabilidade do tempo. Reitera-se que as condições serão propícias a raios e rajadas de vento ante as nuvens de grande desenvolvimento vertical. Mínimas ao redor de 22ºC e máximas de 27ºC a 29ºC na maior parte da cidade.

 

Quinta (1º/1/15): Alerta de tempo severo
A pressão atmosférica segue em valores criticamente baixos (ao redor de 1000 hPa) com ingresso de ar ainda mais quente de Norte. O dia terá muitas nuvens e chuva. O Sistema Metroclima adverte para a chuva que tende a ser forte e pode ser mesmo torrencial com altos volumes em curto período, o que pode provocar alagamentos. Vários dados sinalizam a possibilidade de acumulados de precipitação muito altos para quinta-feira em Porto Alegre. Adverte-se ainda que a chuva pode vir acompanhada de condições de temporal com trovoadas. Mínimas de 21ºC a 23ºC com máximas de 24ºC a 26ºC.

 

Sexta (2/1/15)
O tempo não firma e será mais um dia de tempo instável com muitas nuvens, chuva e garoa no decorrer do período. Ainda não se pode afastar a possibilidade de chuva forte ocasional, sobretudo na primeira metade do dia. Ar mais frio começa a ingressar e com a instabilidade persistente, o dia terá pequena variação de temperatura com máximas baixas para o mês de janeiro. Mínimas entre 18ºC e 20ºC com máximas de 22ºC a 24ºC.

 

Sábado (3/1/15)
Ar mais seco e frio ingressa na área de Porto Alegre e o tempo abre com a presença do sol. Será uma jornada de temperatura agradável para janeiro. Mínimas entre 16ºC e 18ºC com máximas de 26ºC a 28ºC. O vento pode soprar moderado com rajadas pela influência do ar mais frio.

 

Domingo (4/1/15) Bonito dia de sol aproveitável em Porto Alegre
A Capital gaúcha seguirá sob a influência de ar mais seco e frio que vai proporcionar a jornada de tempo bom. Faz um pouco de frio para esta época do ano na madrugada com mínimas de 15ºC a 17ºC nos pontos mais periféricos da cidade. Aquece mais à tarde, com o ar seco, e as máximas vão ficar entre 28ºC e 30ºC.


Fonte : Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia