Receita para o Ano Novo: Salada de Pena com Lentilha e Sardinha ao Molho de Iogurte

Salada de Pena com Lentilha e Sardinha ao Molho de Iogurte_alta

 

Usar roupas brancas, pular sete ondas, comer uvas, guardar sementes de romã na carteira… Estas são algumas tradições da festa de Ano Novo no Brasil. A ceia também é uma tradição da festa, tão importante quanto fazer ações para chamar boa sorte. E na refeição o que não pode faltar é a lentilha. Para deixar o momento ainda mais saboroso e nutritivo, a Isabela, marca de massas e biscoitos da Região Sul, criou junto com a nutricionista Camila Benassi.

O prato leva lentilha, sardinha e molho de iogurte, ingredientes ricos em benefícios nutricionais. A lentilha é uma leguminosa fonte de ferro e rica em fibras solúveis e insolúveis que ajudam na redução do colesterol e função intestinal. Já a sardinha é rica em vitamina A, B3, B6 e B12, além de minerais como o ferro, fósforo, magnésio, sódio e cálcio.

Combinados com o carboidrato da massa, os ingredientes deixam o prato muito mais nutritivo, dando energia extra para comemorar a virada do ano. Além disso, a sardinha é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, essencial para redução de colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL). “Essa combinação proporciona maior saciedade e faz com que a taxa de açúcar do sangue permaneça mais estável, favorecendo ainda o metabolismo que irá gastar mais energia durante o processo digestivo, facilitando o controle do peso. Esta receita tem apenas 484 kcal”, ressalta Camila.

Confira abaixo a receita e feliz ano novo!

Salada de Pena com Lentilha e Sardinha ao Molho de Iogurte

 

Rendimento:

.: 8 porções

Ingredientes:

Salada:

.: 1 embalagem de Pena com Ovos Isabela (500g)
.: 3 latas de sardinha em conserva, em óleo
.: 1 lata de lentilha, escorrida e passada pela água corrente
.: 1 pepino japonês, em cubos
.: 12 tomates cereja, cortados ao meio
.: sal, salsinha e orégano a gosto

 

Molho de Iogurte:

.: 6 colheres (sopa) de azeite
.: 3 colheres (sopa) de suco de limão
.: 1 copo de iogurte desnatado
.: 1 lata de creme de leite desnatado
.: 1 dente de alho, picado
.: sal e orégano a gosto

 

Modo de Preparo:

.: Prepare o molho de iogurte.
.: Numa tigela funda, junte todos os ingredientes, bata até ficar bem homogêneo e reserve.
.: Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. .: .: Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
.: Escorra a massa e esfrie em água corrente. Acomode num refratário grande, acrescente todos os ingredientes, regue com o molho de iogurte, envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes e sirva a seguir.

.