Sobrou comida do Natal? Aprenda o que fazer com as sobras

 

 

Ceia de Natal tem sempre duas coisas que não podem faltar: Peru e fartura! Mas também é inegável que no dia seguinte a toda essa comilança acabe sobrando muita comida. Eis que chega a hora de requentar o peru da véspera e aguentar a reclamação da família – principalmente dos pequenos! Mas que tal reaproveitar os restos da ceia para criar novos e saborosos pratos?

A nutricionista e Chef Carmen Suzana Bassôa Reinstein alerta para alguns cuidados de refrigeração essenciais para que se possa aproveitar a ceia no dia seguinte: “Imediatamente após todos comerem é importante acondicionar os alimentos que sobraram em embalagens e deixa-los em refrigeração se for usar no dia seguinte ou congelá-los para uso posterior”.
Primeira etapa concluída, então é hora das criações! Carmen dá algumas dicas de como fazer deliciosas receitas a partir das sobras da Ceia de Natal:

LEGUMES: Pequenas sobras podem até ser congeladas para uso posterior, juntando várias pequenas porções combinada com outros condimentos podem se transformar em tortilhas, suflês, pudins, mousses.

CARNES:  Pequenas porções de bifes, carne de panela, transformam-se em croquetes, recheios para diversos fins.

CASCAS: Folhas, talos e raízes podem ser aproveitados. Afervente as cascas de maçã e pêra com açúcar ou mel; trituradas/coadas, servem para cremes, recheios, geleias.

PÃO VELHO: Torrado ou ralado serve como farinha de rosca. Se amolecido com leite, serve como recheio de frango, ligamento para bolinhos, tortas de carne, pudim de leite com passas, rabanada.

ALIMENTOS ENLATADOS: Congele o que sobrou. Abriu uma lata? De extrato de tomate, de creme de leite, de milho, de ervilhas, congele em cubos de gelo para uso posterior.

TOMATE MADURO:  Pode ser congelado inteiro, para ser utilizado em molhos, refogados ou sopas diretamente. Assim como qualquer hortaliça.

CALDOS DE COZIMENTOS:  De carnes, aves, peixes, hortaliças, de assados. São ótimos para risotos, molhos, sopas, ensopados.

ARROZ OU MACARRÃO COZIDO: Se transformam em bolinhos recheados ou não, com sobras de legumes; de queijos; de embutidos.

PERU OU FRANGO ASSADO: Desfie bem a carne, pode se transformar em um Fricassê (adicionando um molho branco, creme de leite ou nata e cogumelos); ou uma Salada salpicão (misturando maionese, pepino, milho, cenoura azeitonas) ou simplesmente desfiada por cima de uma seleção de verdes, tomate cereja, manga e o que sua imaginação mandar.

.