Calor: as três capitais da região Sul do país tiveram na Sexta-feira a maior temperatura de 2013

Tempo-Temperatura-Dia-Quente-Termometro

Em Porto Alegre fez 38,9°C, em Florianópolis a máxima chegou aos 34,1°C em Curitiba fez calor de 33,9°C

 

A sexta-feira (27.12.13) foi mais um dia de muito calor no Sul do país. As três capitais da região tiveram as maiores temperaturas de 2103. Em Porto Alegre / RS os termômetros chegaram aos 38,9°C, batendo por 0,1°C o recorde de quinat-feira (26.12.13) , em Florianópolis /SC a máxima atingiu os 34,1°C e superou os 33,2°C do dia 18 de fevereiro e em Curitiba /PR, a temperatura de 33,9°C foi a maior de 2013, acima de 33,2°C registrado em 25 de dezembro, os dados são do INMET. O calor foi intenso em todo Estado do Rio Grande do Sul e mais um recorde foi batido em Campo Bom-RS, onde nesta sexta-feira fez 40,9°C.

 

Os últimos dias do ano ficarão marcados pelo calor em excesso. Na tarde de ontem 37 municípios brasileiros tiveram recorde de temperatura máxima, sendo que 32 desses estão localizados no Sul do Brasil. E mesmo com o retorno das chuvas para a região nos próximos dias, o tempo quente não dá trégua.

 
Sábado (28.12.13) pode chover ainda pela manhã, porém de forma isolada, sobre a Serra, Planalto, Centro, Sul e Campanha gaúcha. À tarde, no entanto, com o tempo mais abafado, a chuva torna-se mais generalizada em todo o Rio Grande do Sul. As máximas mais uma vez oscilarão entre 35°C e 40°C no Estado. Segundo a previsão da Somar Meteorologia, no Paraná e norte de Santa Catarina são esperadas chuvas mais generalizadas e volumosas, porém com calor intenso.

 

No domingo (29.12.13) o padrão de tempo não muda muito. Ainda faz muito calor, com previsão de temperaturas máximas que alcançam os 40°C, principalmente em algumas cidades do sul e oeste gaúcho. Ocorrem pancadas de chuva no decorrer da tarde e noite na maior parte dos três Estados da região. As chuvas ainda serão mal distribuídas sobre no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e ocorrem com maior intensidade no Paraná.

 

Na segunda (30.12.13) as instabilidades ganham força sobre a região Sul do Brasil e o calor começa a perder um pouco de intensidade. Na segunda-feira há previsão de chuva mais forte no Paraná e a partir da terça-feira (31.12.13), a chuva se torna mais frequente e volumosa também sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A primeira semana de janeiro será marcada por tempo mais úmido e por chuvas mais fortes, com isso o calor diminui.

.