Festas de fim de ano: supermercados paulistas registram crescimento abaixo do esperado

supermercados-apas

A inflação do país ao longo de 2013 impactou diretamente nas vendas dos produtos, que registraram um crescimento de apenas 6,5% em relação a 2012

Mesmo ainda sem ter o balanço final das festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, o setor supermercadista já registra um crescimento de apenas 6,5% nas vendas em comparação ao mesmo período em 2012. Os números poderiam ter sido ainda mais expressivos, entretanto, a inflação que atingiu a economia do país impactou diretamente na estabilidade dos preços dos produtos e, por consequência, nas vendas dos mesmos.

Importante ressaltar que não há grandes variações entre as vendas no Natal e Ano Novo, cuja diferença mais expressiva entre as datas está relacionada à elevação nas vendas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas na passagem do ano.
Como faz todos os anos para servir de termômetro ao mercado, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) prepara a divulgação de sua pesquisa de vendas de 2013, que leva em consideração as festas de fim de ano.

A análise final dos dados deve ficar pronta a partir do dia 20 de janeiro, data em que os números reais serão informados à imprensa. Na ocasião, será divulgado também o índice de confiança do consumidor relacionado a dezembro de 2013.

A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,7 mil lojas.