Veterinária Keila Godoy indica cuidados básicos para proteger seu animal de estimação do barulhos dos fogos de artifício

Veterinária Keila Godoy indica cuidados básicos para proteger seu animal de estimação barulhos dos fogos de artifícios

Muitos pets podem entrar em pânico por conta dos fortes barulhos dos  fogos de artifício. É possível, inclusive, que cães e gatos se machuquem ou se percam ao saírem desorientados tentando fugir. Diante disso, a veterinária Keila Regina de Godoy, ensina cuidados básicos necessários para os barulhos no Natal e Réveillon.

“É importante garantir que o animal ficará dentro de casa, em local seguro, onde não possa escapar para a rua. O ideal é fechar portas e janelas para também evitar que fujam, pois em pânico, além de correrem o risco de serem atropelados, podem correr por muitos quilômetros dificultando o reencontro depois”, alerta.

Diante de qualquer imprevisto, é importante que o cão ou o gato esteja sempre devidamente identificado com plaquinhas na coleira para que possa ser reconhecido e localizado.

Para aqueles que estiverem próximos de seu animal de estimação, é importante transmitir a sensação de que está tudo bem ficando ao lado dele e acalmando-o com carinho e atenção. Uma medida cautelosa também é colocar algodão nos ouvidos dos pets para diminuir o impacto do som, porém, não se deve esquecer de removê-los.

Veterinária Keila Godoy indica cuidados básicos para proteger seu animal de estimação barulhos dos fogos de artifícios

 

“Cães, quando colocados todos juntos, no momento do estresse podem brigar e se ferir. Assim, evite deixá-los juntos, principalmente se já houver histórico de intolerâncias um com outro”, informa a veterinária.

No que se refere aos gatos, é importante que tenham um local seguro para entrar e se esconder. Isso evita que procurem lugares de refúgio nos quais possam se machucar. A sugestão é disponibilizar alguma alternativa dentro do local onde ficarão presos: tocas, caixas de papelão, um armário aberto. “Nunca deixe-os soltos pela casa”, ressalta.

.